Cade dá prazo para Gol e Azul detalharem acordo de cooperação

Cade dá prazo para Gol e Azul detalharem acordo de cooperação

 As empresas têm 30 dias para apresentar os termos de um acordo comercial. Elas estão proibidas de expandir rotas conjuntas até o órgão de defesa da concorrência dar o aval.


       Marcelo Camargo/Agência Brasil



O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou que as companhias aéreas Gol e Azul apresentem, em até 30 dias, todos os detalhes do acordo de cooperação comercial que anunciaram em maio de 2024. A parceria, conhecida como codeshare, tem o objetivo de conectar as malhas aéreas das duas empresas.

A decisão proíbe as companhias de expandirem as rotas conjuntas até que o Cade analise e decida sobre o acordo. Se os detalhes não forem submetidos dentro do prazo, as empresas terão que suspender a parceria, respeitando os direitos dos passageiros que já compraram passagens.

Motivos da decisão

A determinação do Cade se baseia em um procedimento para avaliar se o acordo precisa ser aprovado pelo conselho. O relator do caso, Carlos Jacques, argumentou que contratos de codeshare não têm isenção automática de análise e devem ser avaliados individualmente. Ele ressaltou que acordos entre empresas aéreas nacionais, especialmente em voos domésticos, levantam mais preocupações concorrenciais do que parcerias com empresas internacionais.

O voto de Jacques foi aprovado por unanimidade. A parceria inicial entre Gol e Azul inclui apenas rotas domésticas exclusivas de cada uma, além de permitir que os clientes acumulem pontos ou milhas no programa de fidelidade de sua preferência.

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.