Bancos notificados sobre lei Magnitsky contra Moraes

Bancos notificados sobre lei Magnitsky contra Moraes

 

Departamento do Tesouro cobra instituições financeiras sobre sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).


O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos cobrou de bancos brasileiros, nesta terça-feira (2), a aplicação da Lei Global Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. As instituições financeiras brasileiras receberam um ofício do OFAC (sigla do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, em inglês), no qual é questionado quais medidas já foram ou já estão sendo tomadas para obedecer às determinações da lei.

O governo dos EUA decidiu aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro do STF após acusá-lo de violações de direitos humanos por prisões arbitrárias e cerceamento da liberdade de expressão. A decisão determina o congelamento de bens e ativos de Moraes que existam nos EUA, além de uma série de outras restrições como a proibição de entrar no país.

Entretanto, outra consequência da sanção é que bancos brasileiros que querem manter seus negócios e relações com empresas e o governo americano precisam cortar relações com sancionados, como o magistrado brasileiro, ou estarão sujeitos a sanções semelhantes ou até mais graves.

Segundo informação da Folha de S.Paulo, os bancos foram notificados nesta terça-feira (2), cerca de um mês após o anúncio da sanção, a detalhar quais ações “foram ou estão sendo tomadas” e foram alertados que o descumprimento das determinações pode acarretar sanções secundárias. O OFAC também lembra que as restrições da Magnitsky alcançam operações com cartões de crédito de bandeiras americanas como Mastercard e Visa.

Segundo a agência Reuters, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e BTG receberam o ofício do OFAC, que também seria um “texto padrão” e tem sido tratado como um primeiro passo de cobrança aos bancos brasileiros.

Tiago Vasconcelos


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.