Sede da COP30, Pará tem apagão na segurança: ‘situação alarmante’

Sede da COP30, Pará tem apagão na segurança: ‘situação alarmante’

 Coluna CH / 03 de agosto


       Lula e Helder Barbalho, governador do Pará, sede da COP30 (Foto: Ricardo Stuckert)



Policiais Civis do Pará, que vai sediar a COP30 este ano, enviaram ao governador Helder Barbalho (MDB) relatório que adverte para a “situação alarmante” no interior. A coluna teve acesso ao material deixando claro que nada é novidade e que o ex-delegado-geral Walter Resende, que deixou o posto em abril passado, recebeu ao menos quatro ofícios do sindicato da categoria (Sindpol-PA), desde 2023, com alertas que envolvem até violação dos direitos humanos. Pouco mudou.

Só piora

Nas delegacias, denuncia o documento, carros velhos e estragados viraram depósito para dengue, leptospirose e Chikungunya.

Esquecida

Em Novo Progresso, por exemplo, uma presa estava há uma semana com homens, algemada no corredor da carceragem.

Levaram o cano

“Nada até a presente data foi feito para minimizar as condições”, é o que diz o documento, que expõe até calote em diárias e abonos extras.

Bico fechado

O governo Helder Barbalho foi procurado para se pronunciar sobre a situação crítica no Estado sede da COP30. O espaço segue aberto.

Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, com o presidente Lula (PT). (Foto: Fellipe Sampaio/STF/Arquivo)

Regabofe no Alvorada rende críticas a Barroso

Além do constrangimento de apenas seis membros do Supremo Tribunal Federal no jantar de Lula (PT), quinta (31), em desagravo a Alexandre de Moraes, ministros preocupados com a instituição avaliam em off que o regabofe reforçou a imagem no exterior de que governo e STF dividem a “governança” que persegue opositores. Ministros faltosos não teriam se esforçado para ir ou optaram pela ausência. Eles Criticam também a demora de Luis Roberto Barroso para reagir.

Hora de submergir

Esses ministros acham que, com o STF sob holofote, o momento não recomendava expor essa “parceria” do tribunal com o governo petista.

Distância segura

Assessores contam que os magistrados querem evitar problemas e suspeições com o julgamento de Jair Bolsonaro se avizinhando.

Vem chumbo grosso

Há ainda no STF a expectativa de que haverá mais sancionados por Trump. Ao correr para o abraço com Lula, Barroso pode piorar o clima.

Diz que não estou

Anda sumido o falador ministro Rui Costa, da Casa Civil. A pasta do petista é a responsável por viabilizar a hospedagem da COP30. Com leitos em falta e hotéis extorquindo visitantes, Costa escafedeu-se.

Vergonha global

O vereador Rubinho Nunes (União-SP) foi direto sobre o achaque nas diárias da COP30 que tem tudo para humilhar o Brasil. Diz que Lula queria vitrine internacional, mas o que entregou foi vergonha global.

Ok para os vistos

A depender do que acham os brasileiros, Donald Trump pode ficar tranquilo: 47% aprovam a revogação do visto de Alexandre de Moraes, número maior do que os que discordam, 42%, segundo o Datafolha.

Placar do impeachment

Rolou atualização no “Placar Nacional Impeachment de Alexandre de Moraes”, mantido pela oposição e que soma os votos dos senadores. Está em 34 favoráveis, 28 indefinidos e outros 19 contrários.

Apenas aparências

Haddad disse nada entender de economia, mas é esperto: jacta-se de crescimento (reborn) do PIB, gerado pelo aumento brutal de impostos, e canetada amiga para empurrar aumento do IOF goela abaixo do Pais.

Tá na cara

O ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol recorreu a ironia para comentar o fracasso óbvio de Fernando Haddad, o Taxxad, que criou a taxa das blusinhas: “quem poderia imaginar uma coisa dessas?”

Ponta cabeça

O senador Rogério Marinho (PL-RN) lembra que o PT mentia mundo afora sobre “golpe” contra Dilma, mas era “democrático”. Hoje, quem critica censura e arbitrariedades, diz ele, é tratado como criminoso.

Ataque hacker

A bandidagem anda mesmo sem limites. Dessa vez a vítima foi o deputado Messias Donato (Rep-ES). O parlamentar foi alvo de criminosos, que hackearam sua conta do Instagram.

Pensando bem...

...a conferência do clima provocou um climão.

Cláudio Humberto

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.