Prisão é cortina de fumaça para tentar esconder ‘Vaza-toga 2’, diz Nikolas

Prisão é cortina de fumaça para tentar esconder ‘Vaza-toga 2’, diz Nikolas

 Coluna CH / 05 de agosto


             Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) - Foto: Agência Câmara.


O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou na noite desta segunda-feira (4) que a decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem o objetivo de “cortina de fumaça” para reduzir os impactos da divulgação da parte 2 do relatório da Vaza-Toga, com revelações inéditas sobre os métodos do ministro do STF Alexandre de Moraes contra a oposição ao governo Lula (PT), como a criação de uma força-tarefa secreta para incriminar bolsonaristas.

‘Certidões produzidas’

O relatório “Arquivos do 8 de Janeiro” aponta que um grupo secreto no WhatsApp produziu “certidões de inteligência” para incriminar pessoas.

Pedido de prisão

O deputado mineiro, que ligou para Bolsonaro enquanto discursava na Avenida Paulista, voltou a pedir ontem a prisão de Moraes.

Cobrança pública

Nikolas cobrou atitude dos presidentes da Câmara e do Senado e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): “cadê vocês?”

Jornalismo investigativo

A Vaza-Toga 2 é uma investigação de David Ágape, Eli Vieira e Alex Gutentag e divulgada pelo jornalista americano Michael Shellenberger.

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados).

Morde-assopra: Motta irá segurar anistia e cassação

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Rep-PB), não deve andar com o pedido de cassação contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos. Desde que foi eleito para comandar a Câmara, Motta se equilibra em duas canoas e, para não desagradar apenas governistas, o projeto que anistia presos pelo 8 de janeiro de 2023 também não deve andar. No caso do “zero três”, há ainda o temor de ser alvejado pela severa Lei Global Magnitsky.

Com a barriga

Com Eduardo, Motta deve deixar a coisa correr naturalmente e ser resolvido só em 2026, com a contagem das faltas do deputado.

Na pressão

A ordem no PL, direto de Valdemar Costa Neto, é, com a retomada dos trabalhos, pressionar por uma resposta após ação contra Bolsonaro.

Ofensiva

Além da anistia, a oposição quer votar o fim do foro privilegiado, que só precisa ser pautado para votação no plenário.

Apelo à segurança

O jornalista David Ágape, um dos autores da corajosa investigação do escândalo da Vaza Toga 2, admitiu em vídeo que está arriscando tudo: “Minha segurança e da minha família está nas mãos de vocês”.

Isso não pode

Carlos Portinho (PL-RJ) reagiu à “Lava-Toga 2”, que mostra a atuação enviesada de juízes do TSE no 8/jan: “o problema do juiz ser juiz e ao mesmo tempo vítima e persecutor é justamente esse, não pode”.

O Real sou eu

Lula voltou a defender a “desdolarização” no domingo, mesmo diante da crise com os EUA, que já impôs 50% de tarifas ao Brasil, e reiterou a bobagem: “eu (sic) não preciso ficar subordinado ao dólar”.

Novo presidente

Tem mudança no Tribunal Superior do Trabalho. O presidente Aloysio Corrêa da Veiga se aposenta em 1º de outubro. Vieira de Mello Filho foi eleito ontem para comandar o TST pelos próximos dois anos.

Sem utilidade

Ainda sem mostrar qualquer utilidade, o “conselhão” de Lula se reúne nesta terça (5) no Itamaraty. A pauta é o tarifaço e a Cop30, com tudo para ser um vexame mundial. O petista deve participar da reunião.

O crime de Bolsonaro

Ordem de prisão domiciliar de Bolsonaro, segundo a própria decisão: porque o ex-presidente, que apareceu em imagens, “produziu conteúdo para publicação em redes sociais de filhos e apoiadores”. Ah, bom.

Disputa é dura

Argentinos conhecem a agressividade do Brasil no comércio de carne bovina. Em maio, venderam 16% de 1 milhão de toneladas vendidas a China e Brasil 46%, Um anos antes eram 26% e 42%, respectivamente.

No atraso

Não que fosse mudar alguma coisa, mas o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), só foi informado da tornozeleira em Marcos do Val (Pode-ES), colocada por volta das 7h, horas depois, às 11h.

Pergunta no código

Qual o artigo da lei que pune o crime de figurar em imagem de terceiros?



Cláudio Humberto
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.