Prefeitura de Porto Velho e Governo do Estado levam serviços à Ponta do Abunã

Prefeitura de Porto Velho e Governo do Estado levam serviços à Ponta do Abunã

 

         Ação fortalece a divulgação do CadÚnico e as informações sobre seus benefícios sociais


Porto Velho, Rondônia - Entre os dias 17 e 27 de agosto de 2025, comunidades dos distritos de Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Extrema, Nova Califórnia e das aldeias indígenas da região, que formam a chamada “Ponta do Abunã”, recebem uma ação social integrada promovida pela Secretaria de Estado de Ação Social (Seas) e pela Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) de Porto Velho.

O objetivo principal da ação é o registro de famílias no Cadastro Único (CadÚnico) e a entrega de kits do programa Mamãe Cheguei. A ação fortalece a divulgação do CadÚnico e as informações sobre seus benefícios sociais.

“Essas ações fazem parte do projeto da Semias “CadÚnico + Perto de Você”, com a ideia de implementar a busca ativa, ou seja, ao invés do beneficiário vir até o CadÚnico, nós vamos até os nossos beneficiários, especialmente na zona rural e distritos de Porto Velho”, informou o coordenador da Central de Cadastro Único Único da Semias, Clóvis Henrique.

Iniciativa conta com postos móveis montados em pontos estratégicos de cada distrito

A iniciativa conta com postos móveis montados em pontos estratégicos de cada distrito, equipes multiprofissionais formadas por assistentes sociais, e parcerias com lideranças locais, escolas e organizações indígenas. Ao longo dos 11 dias, serão realizados atendimentos de saúde básica, triagens, vacinação, orientações sobre nutrição e higiene, além de ações de educação em direitos sociais.

O Mamãe Cheguei é um programa voltado ao suporte às gestantes e recém-nascidos, com entrega de itens essenciais e acompanhamento de saúde materno-infantil. Já o CadÚnico, componente central das políticas de transferência de renda, tem a função de cadastrar famílias para acesso a benefícios sociais como o Bolsa Família. A ação buscou ampliar o alcance desses mecanismos, facilitando a adesão de populações prioritárias.

“A ação integra um conjunto contínuo de ações municipais e regionais, com monitoramento de resultados, atualização de cadastros e continuidade no encaminhamento de casos para serviços de saúde, educação e assistência social”, informou Clóvis Henrique.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)


da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.