PP e União Brasil formalizam hoje federação que será a maior força do Congresso Nacional

PP e União Brasil formalizam hoje federação que será a maior força do Congresso Nacional

 

Ciro Nogueira e parlamentares - Foto: Reprodução/X


Partido Progressistas (PP) e o União Brasil realizam nesta terça-feira (19/8), as convenções que marcam a consolidação da federação partidária que, após a aprovação das atas por ambas as siglas, será oficialmente formalizada em um encontro unificado na parte da tarde. A federação terá duração obrigatória de quatro anos e, ao unir duas das maiores legendas do país, cria o maior partido do Congresso Nacional. Com isso, a nova força política passa a ter peso determinante nas articulações para as eleições de 2026, quando estarão em disputa cadeiras de deputados estaduais, federais, Senado, governos estaduais e a Presidência da República.


A movimentação já gera forte apreensão no Congresso Nacional, uma vez que, após a formalização, PP e União Brasil devem deixar a base política do governo Lula. Entre os presentes na convenção estão o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira; o presidente estadual do partido no RN, deputado federal João Maia; o secretário-geral do PP potiguar, João Madson; o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), apontado como provável candidato a governador do Rio Grande do Norte com apoio da federação; além do deputado estadual Neilton Diógenes. O deputado federal Robinson Faria, apesar de não estar presente na foto oficial, também tem direito a voto na deliberação.

A expectativa é que, após a aprovação das atas nas convenções separadas, a união seja sacramentada em convenção conjunta ainda hoje, selando o maior bloco político do país e redesenhando o mapa das disputas eleitorais de 2026.

PP e União Brasil formalizam hoje federação que será a maior força do Congresso Nacional
Ciro Nogueira – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


Por Júnior Melo

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.