Serviços “Família Acolhedora” e “Apadrinhando uma História” fazem a diferença na vida de crianças e adolescentes

Serviços “Família Acolhedora” e “Apadrinhando uma História” fazem a diferença na vida de crianças e adolescentes

 

             Família Acolhedora oferece cuidado diário em seu próprio lar


Porto Velho, Rondônia - A Prefeitura de Porto Velho, na busca constante por proteger e cuidar das crianças e adolescentes em vulnerabilidade, desenvolve importantes ações que garantem amor, segurança e apoio, como é o caso dos serviços denominados Família Acolhedora e Apadrinhando uma História.

Por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), a Prefeitura explica a diferença entre os dois serviços, ao mesmo tempo, em que solicita o apoio da população.

A secretária Lucília Muniz de Queiroz, titular da Semias, esclarece que o “Família Acolhedora”, como o próprio nome já diz, “oferece acolhimento provisório, proporcionando um ambiente familiar e seguro para crianças e adolescentes afastados de suas famílias por medida de proteção, até que possam retornar ao convívio familiar ou serem inseridos em nova família”.

Apadrinhamento fortalece o suporte emocional e material de forma complementar às instituições de acolhimento

Já o “Apadrinhando uma História”, tem o objetivo de estabelecer vínculos e apoio material a crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, por meio de três modalidades: afetivo, provedor e prestador de serviços.

COMO FUNCIONA

Afetivo: padrinhos e madrinhas criam laços emocionais por meio de visitas, convivência e troca afetiva;
Provedor: as pessoas contribuem com recursos financeiros ou materiais para atender às necessidades básicas e ao desenvolvimento dos jovens;
Prestador de serviços: eles oferecem seus talentos profissionais, como médicos, dentistas, professores, entre outros, beneficiando diretamente a criança, o adolescente ou a instituição de acolhimento.

“Enquanto a Família Acolhedora oferece cuidado diário em seu próprio lar, o apadrinhamento fortalece o suporte emocional e material de forma complementar às instituições de acolhimento”, acrescentou Lucília Muniz.

Ela disse ainda que a Prefeitura de Porto Velho, na gestão do prefeito Léo Moraes, vem fortalecendo cada dia mais o compromisso com o bem-estar e a proteção integral das crianças e adolescentes, incentivando a participação da comunidade nessas importantes iniciativas.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.