Projeto Sentinela avança com nova parceria anunciada por Marcos Rocha

Projeto Sentinela avança com nova parceria anunciada por Marcos Rocha

 

         FOTO DIVULGAÇÃO

Porto Velho, Rondônia - O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Porto Velho, o governo estadual passa a contar com a parceria do município na operação do Projeto Sentinela — sistema que permite o monitoramento em tempo real de focos de incêndio em áreas urbanas e rurais.

Com a integração da Capital ao Projeto Sentinela, o governo de Rondônia amplia a capacidade de resposta contra incêndios e fortalece a proteção ambiental em conjunto com os municípios. A parceria possibilita que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) atue de forma integrada ao Centro Integrado de Operações (CIOP), coordenando junto ao estado as ocorrências de queimadas com maior eficiência.

Com a medida, o governador reforça o compromisso com a proteção ambiental e a saúde da população, especialmente durante o período de estiagem. "Nosso foco é salvar vidas, preservar o meio ambiente e dar uma resposta rápida aos incêndios. Estamos unindo forças com a prefeitura para que Porto Velho esteja ainda mais preparada", afirmou o governador.

Desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), o Projeto Sentinela utiliza sensores remotos, satélites e análise de dados para detectar os focos de calor em tempo real. Mais de 3 mil alertas já foram emitidos desde sua implantação como projeto-piloto em 2024. A expansão do uso para o município é um passo estratégico na visão do governador. "Essa união de esforços com a prefeitura é um modelo que queremos levar para outros municípios. A tecnologia está a nosso favor, mas é a ação conjunta que realmente faz a diferença", destacou Marcos Rocha.

O sistema conta com apoio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e do Ministério da Defesa, por meio do Censipam. A atuação coordenada envolve também o Corpo de Bombeiros, que tem utilizado os dados do Sentinela para agir de forma mais preventiva e rápida.

O plano de trabalho da cooperação inclui ainda capacitação das equipes, uso de painéis dinâmicos de acompanhamento, canal unificado para denúncias e a abertura para novos parceiros, fortalecendo a rede estadual de prevenção e combate aos incêndios.

Da redação


da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.