Girão e Malta apresentam pedido de impeachment de Gilmar

Girão e Malta apresentam pedido de impeachment de Gilmar

                                 Senadores acusam magistrado de ativismo judicial


Gilmar Mendes Foto: Antonio Augusto/STF

Nesta quarta-feira (9), os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES) protocolaram um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Eles acusam o magistrado de conflito de interesses, ativismo judicial e envolvimento indevido em eventos de cunho político-partidário.

Segundo Girão, o Brasil enfrenta um cenário de caos institucional e insegurança jurídica. Ele apontou situação de inversão de valores com ministros do STF assumindo papel de poder moderador.

Leia também1 Zema critica decisão de Donald Trump: "Errada e injusta"
2 Bolsonaro e Tarcísio almoçam juntos em restaurante no DF
3 Lula: "Se Trump cobrar 50% de nós, vamos cobrar 50% dele"
4 Defesa de presa do 8/1 denuncia omissão do sistema prisional
5 Alckmin diz que decreto da Lei da Reciprocidade sairá logo

O senador citou a presença de Gilmar Mendes em um ato político, na inauguração de um trecho duplicado da BR-163, em Diamantino (MT), município administrado pelo próprio irmão. Ele destacou que um ministro do STF não deve participar de inauguração de obra pública.

Girão denunciou ainda o que chamou de “institucionalização da censura” no país. Ele criticou a interferência do STF na liberdade de expressão e afirma que a Corte desrespeitou o Marco Civil da Internet ao controlar o conteúdo nas redes sociais.

O senador também afirmou que o Brasil está em um estágio no qual “não se pode mais criticar quem está no poder”. As informações são da Oeste.

Pleno News

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.