Após nota sobre Bolsonaro, gestão Lula chama encarregado dos EUA

Após nota sobre Bolsonaro, gestão Lula chama encarregado dos EUA

 Itamaraty quer que representante americano dê explicações após nota da                                              embaixada com críticas ao Judiciário brasileiro

Fachada do ministério de Relações Exteriores Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após a Embaixada dos Estados Unidos divulgar uma nota em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e endossar críticas feitas pelo presidente americano Donald Trump ao Judiciário brasileiro, o Itamaraty anunciou, nesta quarta-feira (9), que chamou o encarregado de negócios norte-americano, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos.

A nota da embaixada americana defendeu que Bolsonaro é alvo de uma “perseguição política” que é “vergonhosa e desrespeita as tradições diplomáticas do Brasil”. De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, o posicionamento da representação dos Estados Unidos teria caracterizado “um avanço indevido sobre a soberania nacional” e, por isso, a convocação foi feita.

Leia também1 No fim da noite, Câmara aprova lei que cria cargos no Supremo
2 Criança esfaqueada em escola do RS sofreu lesão cerebral
3 Empresária de 40 anos morre durante lipoaspiração em SP
4 Deltan: "STF é poodle com ladrões, e pitbull com quem picha estátua"
5 Deputado Eduardo Bolsonaro lidera pesquisa ao Senado em SP

A nota da embaixada americana vem a público justamente em um momento no qual Trump tem se posicionado em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na última segunda (7), o líder americano escreveu em sua rede, a Truth Social, que as ações judiciais contra Bolsonaro são ataques políticos e que o Brasil está fazendo algo “terrível” contra o ex-presidente.

Já nesta terça (8), quando fez nova postagem e voltou a defender o líder conservador brasileiro, o chefe de Estado americano chamou a atuação do Judiciário contra Bolsonaro de “caça às bruxas” e pediu que ele seja deixado em paz.

Confira, na íntegra, a nota escrita pela Embaixada dos Estados Unidos:
Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil. Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação. Não comentamos sobre as próximas ações do Departamento de Estado em relação a casos específicos.

Pleno   News

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.