Apenas três ministros do STF não perderam seus vistos; saiba quais

Apenas três ministros do STF não perderam seus vistos; saiba quais

                         Decisão foi anunciada pelo secretário Marco Rubio


Sessão plenária no STF Foto: Gustavo Moreno/STF

Dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), apenas Luiz Fux, Kassio Nunes Marques e André Mendonça não tiveram os vistos para os Estados Unidos revogados. A informação foi apurada pela coluna de Mariana Sanches, do UOL, e divulgada nesta sexta-feira (18).

A medida foi anunciada pelo secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio, que afirmou que os vistos de Alexandre de Moraes, seus aliados no STF e seus familiares foram cancelados com efeito imediato. Segundo Rubio, trata-se de uma resposta às ações do tribunal que estariam violando direitos fundamentais.

Leia também1 EUA cancelam vistos de Moraes, familiares e aliados; saiba mais
2 "Maduro e Kim Jong-un devem estar com inveja de Moraes"
3 Dólar registra alta após ação do STF contra Bolsonaro
4 Filipe Barros aciona vários órgãos internacionais por Bolsonaro
5 Trump desenha dos BRICS e diz que grupo "está desaparecendo

– A perseguição política do ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão amplo que não só viola direitos básicos dos brasileiros, como também ultrapassa as fronteiras do Brasil para atingir americanos – escreveu Rubio na rede social X.

A sanção do governo norte-americano ocorreu no mesmo dia em que o ministro Alexandre de Moraes determinou medidas restritivas contra Jair Bolsonaro (PL), como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, proibição de uso de redes sociais, e impedimento de se aproximar de embaixadas.

O ex-presidente também foi proibido de se comunicar com outros investigados, incluindo o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de Bolsonaro nesta sexta.

Os oito ministros que, segundo a apuração, tiveram seus vistos revogados são:

  • Alexandre de Moraes
  • Luís Roberto Barroso
  • Gilmar Mendes
  • Cármen Lúcia
  • Dias Toffoli
  • Edson Fachin
  • Cristiano Zanin
  • Flávio Dino

As revogações atingem também familiares dos magistrados. O governo Trump declarou que pretende responsabilizar estrangeiros que promovam ações consideradas como censura à liberdade de expressão, inclusive fora dos EUA.

Pleno News

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.