Termo de cooperação garantirá direitos aos atingidos pela cheia do Madeira

Termo de cooperação garantirá direitos aos atingidos pela cheia do Madeira

 

           Reunião foi realizada Defensoria Pública do Estado


Porto Velho, Rondônia - A insegurança jurídica dentro das comunidades é um dos graves impactos sociais causados pela cheia do rio Madeira em 2025, que avançou sobre distritos ribeirinhos, revisitando problemas que vão além da falta de insumos básicos como água e comida.

Visando a garantia do direito dos cidadãos afetados pela cheia a terem acesso aos serviços da Justiça, uma reunião realizada nesta última terça-feira (6) na Defensoria Pública do Estado firmou o início de uma parceria que levará serviços jurídicos a essas comunidades.

A reunião contou com a participação do coordenador da operação S.O.S Ribeirinhos, coronel Marcelo Duarte, do Defensor Público Geral de Rondônia, Victor Hugo de Souza Lima e do Defensor Sérgio Muniz Neves, que analisaram as demandas apresentadas sobre as carências jurídicas atualmente vivenciadas pelas comunidades que vivem às margens do rio Madeira.

“Estamos apresentando a realidade dessas pessoas, que já sofrem com a perda de seus patrimônios e acabam se vendo cerceados dos seus direitos básicos. Por esse motivo, estamos alinhando as ações com a Defensoria Pública, fortalecendo a relação institucional e garantindo direitos aos atingidos pela cheia”, falou o Coronel Marcelo Duarte.

Termo de Cooperação deverá ser assinado e formalizado nos próximos dias

Para o Defensor Geral do Estado, Victor Hugo de Souza Lima, esse encontro visa garantir que a carta de serviços oferecidos pela Defensoria Pública chegue aos moradores das regiões do alto, médio e baixo Madeira. Ainda de acordo com ele, o aparato tecnológico será um importante aliado nesse processo de aproximação entre a comunidade e o acesso à Justiça.

“Iremos formalizar uma parceria que inicialmente facilitará o acesso dessas comunidades ao nosso Núcleo de Atendimento Virtual, conferindo celeridade às necessidades mais urgentes, por esse motivo a parceria com a Prefeitura de Porto Velho é de essencial valor para nossa instituição”, declarou Victor Hugo de Souza Lima.

Um Termo de Cooperação deverá ser assinado e formalizado nos próximos dias e garantirá o trabalho conjunto entre as entidades.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.