O Conselho de moradores do distrito de União Bandeirantes reuniu nesta segunda-feira (5) na escola Cesar Cassol, para a 4ª assembleia do ano de 2025. Sob a presidência de Paulo Lubiana, que iniciou a reunião com uma oração de agradecimento.
O encontro contou com a presença de moradores, empresários, pecuaristas, agentes da saúde e da educação, da segurança (PM), do Detran, da Emater, da Escolhinha de futebol e da deputada Dra. Taissa Sousa, representante da deputada Cláudia de Jesus, e do Administrador do Distrito o Sr. Valdeci.
O presidente do Conselho Paulo Lubiana abriu o reunião abordando as questões ambientais como: regularização de áreas e fundiárias e sócio ambiental, e a grande possibilidade da PEC 93/2007, que altera na criação de novos municípios na Constituição Federal, hoje, temos uma possibilidade muito grande do nosso sonho se torna realidade, o Distrito de União Bandeirantes, se enquadra e tem condições econômica de se torna uma cidade Autônoma, sabemos que vamos passar por diversas questões, como estudo de viabilidade, coerência geográfica, mais temos uma população que almeja essa realidade é só nos organizamos. Vamos torce para uma relatoria coesa, na Câmara Federal, que venha de fato compreender as necessidades de uma população que tanto sofre com a falta de melhorias na saúde, educação, estradas, segurança publica e agricultura. Falando também sobre o conselho de moradores quanto a participação de todos, e o fortalecimento cada vez mais, pois o conselho é para todos, haja visto que muitas demandas do conselho de moradores, tem surtido efeitos, e que tem retorno das demandas, através de ações dos órgãos responsáveis na nossa comunidade. As demanda reivindicadas por alguns representantes foram diretamente para a deputada, onde ela vai solicitar junto com a sua assessoria, os diversos pedidos feitos na reunião, e vai trazer resultados na próxima reunião.
Outros assuntos importantes também foram discutidos como, educação, segurança, entre outros, mas o assunto mais relevante foram o da questão da saúde, onde a Diretora do Posto de saúde, a senhora Carla Fernanda, falou dos grandes avanços que aquela unidade de saúde já teve, também falou da necessidade de uma assistência na comunidade São Tiago Carpim (antigo Galo Velho), onde mora cerca de 700 famílias, Desacistida de saúde, onde as crianças estão com suas vacinas atrasadas, em uma comunidade distante de 100 KM, da nosso cidade, abordou e solicitou providências. Outra questão, solicitou a deputada Dra.Taissa, um meio de se criar, uma ordem (Lei) nos editais para concursos, diferenciados para beneficiar as pessoas de nossa cidade, pessoas já formados e que, acabam sendo prejudicados por outras pessoas, de outros munícipios que passam no concurso e não fica aqui para prestarem seus serviços, deixando uma lacuna grande em qualquer área de trabalho.
O presidente concedeu a palavra deputada Dra. Taissa Sousa, que por sua vez prestou contas de todas as demandas indicadas através do conselho e pautada em reunião anteriores, que irão beneficiar a população do distrito. E falou da necessidade de ser uma representante que dar voz as necessidades da população, reivindicando e cobrando ações que venha beneficiar a população, junto aos órgãos competentes.
O Conselho de moradores de União Bandeirantes já se tornou referencia que pode servir de modelo para outros distritos de Porto Velho, pela sua organização e atuação junto a comunidade, que tem como objetivo representar os interesses coletivos às autoridades e promover o bem-estar local, contribuindo para a convivência salutar dos moradores.
Para o presidente Paulo Lubina, esses encontros do Conselho mensalmente são produtivos e eficaz para as melhorias do distrito, pois são através das discussões que alcançamos os nossos objetivos, uns a curto prazo e outros a médio e longo prazo. “A união faz a força, e é assim que iremos transformar nosso distrito em um lugar bom de se viver, com individualismo e orgulho não será possível realizar todas as melhorias que desejamos.” Finalizou Paulo.
A próxima reunião do conselho de Moradores está marcada para a primeira segunda feira do mês de Junho no mesmo local. Todos os moradores estão convidados a participar e a contribuir com suas ideias e demandas.
Fotos: F/M
da redação