Secretária de Anielle Franco pede demissão e detona governo Lula

Secretária de Anielle Franco pede demissão e detona governo Lula

 Márcia Lima reclamou da forma como o governo federal divulga as ações dos ministérios


Márcia Lima deixa o ministério dirigido por Anielle Franco Foto: Divulgação/MIR

A comunicação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue sofrendo críticas, mesmo com a troca recente de comando promovida pelo chefe do Executivo. A reclamação mais recente ao setor partiu da agora ex-secretária de Políticas Afirmativas do Ministério da Igualdade Racial Márcia Lima, que anunciou nesta terça-feira (8) sua demissão do cargo.

Ao jornal Folha de S.Paulo, Márcia, que agora sai para assumir a Diretoria de Estudos e Políticas Sociais no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), não poupou críticas à forma como o governo divulga as ações de seus ministérios, especialmente as da pasta em que trabalhava, dirigida pela ministra Anielle Franco.

Leia também1 Silvinei Vasques pede a Moraes para acompanhar julgamento
2 China eleva de 34% para 84% a tarifa sobre produtos dos EUA
3 China x EUA: Bolsas da Europa caem e da Ásia ficam mistas
4 Tarcísio de Freitas consola mãe de jovem preso no 8 de janeiro
5 Deputado deseja a morte de Lula: "Nem o diabo quer ele"

– O problema não é a comunicação do ministério, eu acho que é a comunicação do governo sobre o ministério. E também sobre alguns ministérios, não somente o MIR [Ministério da Igualdade Racial] – declarou.

A ex-secretária disse ainda que a postura atual do governo na área de comunicação vai na contramão do próprio slogan “União e Reconstrução”, e apontou que o amplo número de ministérios pode ser o culpado pela divulgação fraca de algumas ações das pastas federais.

– O nosso limite de negociação, de possibilidade, de construção com os outros ministérios tem um teto. Então eu acho que, por ser um governo com muitos ministérios, isso dificulta a construção dessas pautas transversais. Em algum momento, eu saí mapeando com quem eu devia dialogar – destacou.

Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) disse que tem trabalhado para promover a integração e o alinhamento da comunicação entre os diversos órgãos da gestão e que o princípio fundamental da atual administração é a prestação de contas à população.

– Nosso foco é mostrar, de forma transparente, as ações do governo, as políticas públicas em andamento e como elas impactam a vida dos cidadãos, além de informar como a população pode se beneficiar dessas políticas. Embora os ministros e ministras desempenhem naturalmente o papel de porta-vozes, o verdadeiro protagonismo reside nas entregas e nos resultados concretos – disse.

Há cerca de três meses, o governo trocou o comando de sua comunicação, com a chegada de Sidônio Palmeira para substituir Paulo Pimenta (PT-RS), em uma movimentação de Lula que visava justamente responder as inúmeras críticas que a área vinha sofrendo em sua gestão.

Pleno News

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.