;
Papa sofre “piora repentina” após crise respiratória, diz Vaticano

Papa sofre “piora repentina” após crise respiratória, diz Vaticano

 Pontífice está internado há duas semanas em Roma


Papa Francisco Foto: LUCA ZENNARO/POOL/EFE/EFEVISUAL

O papa Francisco sofreu, nesta sexta-feira (28), uma crise “isolada” de broncoespasmo e uma piora “repentina” de sua condição respiratória, embora tenha respondido bem à terapia, informou a Santa Sé à imprensa.

O pontífice de 88 anos teve um episódio de vômito com inalação, agravando sua condição respiratória, no início da tarde desta sexta.

Leia também1 Quarta-feira de cinzas: Papa será substituído por cardeal em missa
2 "Brasil está em oração" pelo papa Francisco, afirma Lula
3 Saiba quais cardeais brasileiros podem estar no próximo conclave
4 Lula realiza missa no Alvorada pela saúde do papa Francisco
5 Ida de equipe de Janja a Roma custou R$ 292,3 mil

Ele iniciou ventilação mecânica não invasiva, respondendo bem à troca de gases. Ainda segundo a nota, o papa “permaneceu consciente e colaborou com os procedimentos médicos”.

Francisco foi internado no dia 14 de fevereiro devido a uma bronquite com infecção polimicrobiana, que evoluiu para uma pneumonia bilateral, um quadro que preocupava principalmente por sua idade e porque parte de um dos seus pulmões foi removido quando era jovem.

Nesta quinta (27), o religioso realizou fisioterapia respiratória conforme prescrito nos últimos dias, mas também respeitou o repouso obrigatório determinado desde o dia em que foi internado. À tarde, ele foi rezar na capela do apartamento privado que os papas têm no décimo andar da Policlínica Gemelli, onde os fiéis levaram flores e velas para lhe desejar uma rápida recuperação.

Depois, se dedicou, como nos últimos dias, às tarefas de trabalho, como estudar e assinar documentos. Até o momento, todos os eventos da agenda deste sábado (1º) de Francisco foram cancelados, assim como a oração do Angelus no domingo (2).

Pleno News

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem