O senador Confúcio Moura intercedeu na demanda da associação junto ao DNIT nacional, com o diretor Fabrício Galvão, através de um pedido da Associação dos ferroviários ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
A Coordenação de Obras de Infraestrutura Portuária - COPORT realizou visita técnica de inspeção “in loco” no Porto (IP4), conjunta com o Consórcio AMAZONPORTS, conforme Relatório Fotográfico - RF e então iniciamos todas as tratativas na preparação do Certame Licitatório (Processo Sei nº 50600.030749/2023-95), na modalidade Concorrência Pública no regime de execução contratação integrada, para a Contratação de Empresa (s) para a Elaboração dos Projetos Básico/Executivo e "As Built" de Engenharia e a Execução das Obras e Serviços de Recuperação Estrutural Naval e Civil, com a Ampliação do Cais Flutuante Existente, do respectivo Porto (IP4). Além da recuperação do cais flutuante existente foi projetado um novo cais flutuante com as mesmas características, que será acoplado no cais existente, ou seja, teremos dois módulos de cais flutuantes com um comprimento total de 122,00m. Segue link com detalhes da licitação que se encontra suspenso para adequação do Edital de licitação. Link: https://www1.dnit.gov.br/editais/consulta/resumo.asp?NUMIDEdital=10319
Portanto, a retirada de operação do Porto (IP4) foi imprescindível para assegurar a saúde e segurança dos usuários nas operações de embarque e desembarque de passageiros e cargas, diante da atual situação crítica das Estruturas Navais, e resguardarmos o Patrimônio Público com a execução das obras e serviços de recuperação e ampliação e então termos a garantia da estabilidade de todo o Sistema Portuário: retroporto + pontes móveis + flutuantes intermediários + cais flutuante.
Essa demanda foi através de expediente da Associação dos ferroviários ao Palácio do Planalto. informamos a referida entidade esse Ano de 2025 iniciaremos a reforma e ampliação do Porto do portuária de Porto Velho.
Liberação de Recursos:
[16:08, 25/03/2025] Carioca: Porto zona portuária de Porto Velho Licitação para ampliação do Porto na tela começa o edital valor total da contratação $ 27.557.645,83( vinte e sete milhões, quinhentos e cinquenta e sete mil seiscentos e quarenta e cinco reais e oitenta e três centavos) demanda Da Associação dos ferroviários juntamente ao governo federal em Brasília.
[16:08, 25/03/2025] Carioca: Brasilia departamento Nacional do Dnit aquaviarias, Associação dos ferroviários da EFMM. Informamos que devido ao avanço do desgaste das chapas de fundo, costado e espelhos (proa e popa) das Estruturas Navais com uma redução de espessura superior a 20% da espessura original e por já ter ultrapassado mais de 10 (dez) anos de atividades de operação será necessário os reparos com a troca do material e posterior tratamento superficial e pintura das Estruturas Navais (flutuantes intermediários e o cais flutuante) em cumprimento a Norma da Autoridade Marítima - NORMAM-202/DPC.
Assessoria