MPRO firma acordo para adiar o fechamento de escolas em São Miguel do Guaporé

MPRO firma acordo para adiar o fechamento de escolas em São Miguel do Guaporé

 

      Foto acessível: reunião na Promotoria de Justiça


Porto Velho, Rondônia - O Ministério Público de Rondônia (MPRO) assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de São Miguel do Guaporé para adiar o fechamento de três escolas na zona rural do município neste início de ano letivo. O acordo foi firmado após reunião realizada em 7 de fevereiro com representantes da administração municipal e moradores da região.

A intervenção da Promotoria de Justiça, por meio do Promotor Mateus Dozza Subtil , ocorreu após os pais das crianças, que estudam nestas escolas, procurarem o MPRO e relatarem a situação.

Acordo

O TAC, assinado pela prefeitura e MPRO, estabelece que a reorganização das unidades escolares, chamada de repolarização, ocorrerá após as férias do meio do ano de 2025. Antes da implementação, deverão ser realizadas inspeções nas rotas do transporte escolar, incluindo a avaliação das estradas e pontes utilizadas pelos ônibus. Também será verificada a condição dos veículos usados para o transporte dos estudantes.

Além disso, o documento prevê a implementação de políticas públicas para atender alunos com deficiência, incluindo a disponibilização de um veículo adaptado.

Execução e fiscalização

A Prefeitura de São Miguel do Guaporé será responsável por executar as fiscalizações, por meio da Secretaria de Obras, devendo documentar e encaminhar os relatórios à Promotoria de Justiça do município. O MPRO acompanhará o cumprimento do acordo e poderá intervir caso sejam identificadas irregularidades.

A repolarização das escolas dependerá da comprovação de que todas as medidas previstas foram executadas. Caso as exigências não sejam cumpridas, o prazo para a reorganização escolar poderá ser prorrogado até que as pendências sejam resolvidas.

Multa por descumprimento

O não cumprimento das obrigações assumidas no TAC resultará na aplicação de multa de R$ 5 mil por infração, valor que será destinado ao Fundo de Reparação de Bens Lesados.

O direito à educação é garantido pela Constituição Federal, e cabe ao MPRO fiscalizar e atuar para assegurar que os alunos tenham acesso à escola em condições adequadas. O acordo firmado visa garantir a continuidade do ensino e a segurança dos estudantes da região rural de São Miguel do Guaporé.


Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.