Planejamento, orçamento e aprimoramento das políticas públicas são debatidos em Fórum Nacional

Planejamento, orçamento e aprimoramento das políticas públicas são debatidos em Fórum Nacional

 

      O evento reuniu gestores e especialistas de todo o Brasil, promovendo uma ampla programação


Porto Velho, Rondônia - O governo de Rondônia participou do XCI Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro, na Escola de Governo do Distrito Federal, em Brasília. O evento reuniu gestores e especialistas de todo o Brasil, promovendo uma programação ampla com reuniões de grupos de trabalho (GTs), painéis com autoridades do governo federal, dos estados e especialistas internacionais, incluindo convidados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e outras instituições renomadas.

Conduzido pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan), Fabrício Marques, o Fórum contou com a participação da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) representando o estado.

PLANEJAMENTO PÚBLICO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação no Fórum reforça o engajamento do estado em acompanhar e contribuir para as discussões de planejamento público a nível nacional, consolidando sua posição como referência em gestão estratégica e intersetorialidade. “Esse é o momento essencial para promover troca de experiências e fortalecer a integração entre estados, debatendo estratégias para o desenvolvimento sustentável, melhorar a gestão de recursos públicos e alinhar práticas de planejamento às demandas regionais e nacionais”, enfatizou.

GOVERNANÇA, PARCERIAS E INOVAÇÃO

Presente no evento, a secretária da Sepog, Beatriz Basílio destacou que, a participação no Fórum eleva o protagonismo do estado no cenário nacional. “É uma oportunidade estratégica para Rondônia interagir e trocar vivências com outros entes federativos, participar das discussões nacionais sobre planejamento, orçamento e o aprimoramento das políticas públicas, fortalecendo as ações de desenvolvimento e implementando melhorias na gestão pública. Esse tipo de evento oferece a chance de aprimorar a governança, gerar parcerias e buscar soluções inovadoras para os desafios locais”, ressaltou.

Fórum contou com a participação da Sepog de Rondônia

Durante o Fórum, foi lançada ainda a revista do Conseplan, denominada Planejamento e Futuro, publicação que traz uma matéria produzida pela comunicação da Sepog, abordando o tema “Planejamento e Políticas Públicas na Perspectiva da Educação Inclusiva”.

Os GTs (Investimentos Públicos; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; Monitoramento e Avaliação) abriram a programação na quarta-feira (4), iniciando a primeira reunião do recém-criado GT Planejamento de Longo Prazo, que vinculado à Estratégia Brasil 2050, do Ministério do Planejamento e Orçamento, surge com a premissa de auxiliar a integração entre planos estaduais, regionais e nacionais de longo prazo.

Durante o evento foram debatidos temas como: 
  • Agendas Transversais;
  • Estratégia Brasil 2050;
  • Orçamento sensível ao gênero;
  • Futuro Fiscal Sustentável
  • Atuação Federativa do MGI; e
  • Transferências da União.


da redaçãoFM Alô Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.