MPF recomenda ao Instituto Federal de Educação de Rondônia que aprimore editais de estágio

MPF recomenda ao Instituto Federal de Educação de Rondônia que aprimore editais de estágio

 Recomendação é para que editais tenham previsão de período de impugnação e critério de desempate

        
Por MPF-RO

O Ministério Público Federal enviou uma recomendação à reitoria do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) para que o órgão inclua nos próximos editais de seleção de estágio cláusulas com previsão de período de impugnação do edital e critérios de desempate. O prazo para resposta é de dez dias.

O motivo da recomendação é a falta das informações no edital 19/2024 do Ifro, que previa a seleção de 12 bolsistas estudantes para o projeto Pesca e Sustentabilidade. Embora a ausência das informações no edital não tenha causado prejuízos aos concorrentes, o MPF entende que é preciso assegurar que os próximos editais tenham essas cláusulas.

Para o procurador da República Raphael Bevilaqua, autor da recomendação, “a transparência e o acesso à informação são essenciais para a consolidação do regime democrático e para um efetivo controle da gestão pública; a falta de critérios claros no edital dificulta o acesso igualitário aos cargos públicos, já que os pretendentes à vaga não têm conhecimento prévio dos requisitos aos quais devem atender”.

da redação FM Rondôniadinamica


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.