Quarta onda de calor do ano atinge o centro-sul do Brasil, e temperaturas podem ficar mais de 5°C acima da média; veja previsão

Quarta onda de calor do ano atinge o centro-sul do Brasil, e temperaturas podem ficar mais de 5°C acima da média; veja previsão

 

       Região metropolitana de Salvador será exceção e está sob ‘alerta de acumulado de chuva’; Norte e Nordeste terão chuvas, mas com menor intensidade


Porto Velho, Rondônia - Diferente do que cantam Sandy e Júnior, o outono não é sempre igual. Pelo menos o de 2024 não tem sido, até agora. Após mais de um mês do início da nova estação, o Brasil se prepara para enfrentar mais uma onda de calor, fenômeno que manterá as temperaturas altas em grande parte do país, com cidades como Rio e Cuiabá podendo registrar 36°C nesta quarta-feira.

Salvador será a única capital do país com tempo totalmente fechado, carregado com nuvens de chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode chover, ao longo desta quarta-feira, até 100 mm na capital baiana e em cidades próximas, como Camaçari e Feira de Santana, com possibilidade de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamentos de rios.

Região metropolitana de Salvador está sob ‘alerta de acumulado de chuva’; Norte, Nordeste, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão chuvas, mas com menor intensidade — Foto: Reprodução

O alerta na região, contudo, tende a ser uma exceção no país, uma vez que, segundo o Climatempo, uma massa de ar seco atua sobre grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Nos próximos dias, esta massa de ar seco deve se intensificar, inibindo a ocorrência de chuva até pelo menos o fim desta semana.

Essa nova onda de calor (a quarta desde o início de 2024) deve durar até o fim do mês, mantendo as altas temperaturas, como resultado de um sistema que favorece a manutenção do ar seco e quente.

O fenômeno atinge, desde a segunda-feira, a região centro-sul do país, com temperaturas ficando de 3°C a 5°C acima da média na maioria desses estados, mas podendo chegar e ultrapassar os 5°C acima da média no Mato Grosso do Sul e em partes de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, resultado dessa massa de ar quente e seco.

“Nos próximos dias, uma área de alta pressão ganhará força sobre áreas do Mato Grosso do Sul e Paraná, e lentamente migrará para o leste do Sudeste do país entre o fim de abril e início de maio. Como este sistema ficará praticamente estacionado sobre áreas do Centro-Sul por dias, ele atuará como um bloqueio, dificultando a chegada de frentes frias para o Centro-Oeste e Sudeste”, explica o Climatempo.

As chuvas nesta quarta e até o fim desta semana ficam restritas às regiões Norte e Nordeste e aos estados do Sul, que terão céu coberto por muitas nuvens, com chance de ocorrer pancadas de chuva isoladas. As temperaturas, porém, seguem altas, em quase todo o país, com os termômetros podendo registrar 36°C no Rio e em Cuiabá e 35°C em Teresina, Boa Vista e Palmas.

A capital mais fria nesta quarta-feira será, Curitiba, onde os termômetros podem registrar 16°C e não passam dos 26°C. Já o Rio terá uma grande amplitude térmica (diferença entre as temperaturas mínima e máxima em um mesmo dia), indo dos 17°C (mesma mínima de Belo Horizonte) na madrugada e chegando a bater 36°C durante a tarde.


Fonte: O GLOBO

da redação FM Alô Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.