O percentual foi definido pelo conselho da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e publicado nesta sexta-feira (29)
Preço dos remédios deve subir até 4,5%
REPRODUÇÃO/RECORD MINAS
Os preços dos remédios vão ser reajustados em até 4,5%, a partir deste domingo (31). O percentual foi definido pelo conselho da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e publicado nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU).
VEJA TAMBÉM
- BRASÍLIA
Presidente da França compartilha meme com Lula e diz que passagem pelo Brasil 'foi um casamento'
- BRASÍLIA
Encontro com Pacheco no Senado encerra visita oficial de Macron ao Brasil
Ao lado de Macron, Lula defende debate multilateral sobre governança da inteligência artificial
O índice de reajuste anual dos medicamentos se baseia na fórmula de cálculo elaborada pelo órgão ligado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O setor farmacêutico é submetido ao controle de preços. Somente uma vez por ano as indústrias farmacêuticas estão autorizadas a reajustar os preços de seus produtos, para compensar os aumentos de custo de produção acumulados nos 12 meses anteriores. O reajuste deve atingir cerca de 13 mil produtos.
De acordo com a resolução, o ajuste máximo de preços de medicamentos permitido será o seguinte: nível 1 (4,50%), nível 2 (4,50%) e nível 3 (4,50%). As empresas poderão fazer o reajuste no prazo de até 15 dias após a publicação da portaria, que é assinada por Daniela Marreco Cerqueira.
Plínio Aguiar, do R7, em Brasília