'Grande Perigo': aviso de chuvas intensas encobre Rio, e fortes tempestades devem afetar a região Sul; veja previsão

'Grande Perigo': aviso de chuvas intensas encobre Rio, e fortes tempestades devem afetar a região Sul; veja previsão

 


         Ventos intensos podem ultrapassar 100 km/h em algumas áreas; há chances de ocorrência de granizo

Porto Velho, RO - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para tempestades e chuvas intensas em partes de todas as regiões do país nesta quinta-feira. O órgão também emitiu um aviso de "Grande Perigo" que encobre o Rio de Janeiro e parte dos outros estados do Sudeste para possíveis chuvas intensas a partir de sexta-feira. O Sul também deve sofrer com tempestades intensas nos próximos dias.

A alerta de cor vermelha, que tem previsão para iniciar às 00h de sexta e terminar às 10h de domingo, indica que pode haver chuva superior a 60 mm/h, ventos superiores a 100 km/h. Além disso, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.


Alerta de "Grande Perigo" encobre o Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto também emitiu alertas de " Grande Perigo" devido às tempestades previstas para o Sul do país, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os fenômenos que afetarão a região indicam que pode chover mais de 100 mm/dia, e os ventos podem ultrapassar 100 km/h. Há chances de queda de granizo.

Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O Paraná, por sua vez, está sob um alerta de "Perigo" para uma tempestade, com validade entre as 7h e 22h desta quinta-feira. A chuva deve ficar entre 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.

Alerta de "Grande Perigo" do Inmet vale para Sul e Sudeste do país — Foto: Reprodução

Também foram lançados alertas para chuvas intensas em partes das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Estes, nas escalas de "Perigo" e "Perigo Potencial", com previsão de término para às 10h e 23h59. Na mancha amarela, que representa o aviso de menor gravidade, a previsão indica que pode chover entre 20 e 30 mm/h e haver ventos intensos, e apresenta baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Confira a previsão do tempo

Nesta quinta, o Rio de Janeiro terá tempo instável na parte da manhã, o que mudará a partir da tarde, momento em que o tempo ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A máxima será de 37°C e mínima de 24°C. São Paulo enfrenta a mesma condição climática, no entanto, as temperaturas ficarão entre 32°C e 22°C.

Porto Alegre, afetada pela tempestade, terá uma quinta-feira nublada com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A máxima chegará aos 27°C e a mínima aos 20°C. O mesmo acontece em Curitiba, que terá as temperaturas variando entre os 30°C e 19°C.

Em Recife, as chuvas chegam na parte da tarde. Os termômetros marcarão entre 33°C e 28°C. Já Fortaleza, terá céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia. A máxima será de 33°C e a mínima de 25°C.


Fonte: O GLOBO

da redação FM Alô Rondônia

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.