Deputado Gayer denuncia Lula ao tribunal de Haia por genocídio dos yanomamis; VEJA VÍDEO

Deputado Gayer denuncia Lula ao tribunal de Haia por genocídio dos yanomamis; VEJA VÍDEO

 

Agência Câmara


O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) reagiu ao aumento da mortalidade entre os povos Yanomami e protocolou uma denúncia contra o presidente Lula no Tribunal Internacional de Haia. O parlamentar destacou um considerável aumento no número de indígenas mortos durante o governo Lula3.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Gayer explicou que a denúncia está bem fundamentada, alegando que Lula é responsável por atos genocidas. Os dados do Ministério da Saúde mostram que, até novembro de 2023, 308 Yanomamis perderam a vida, sendo mais da metade crianças de 0 a 4 anos, totalizando 52% (162). Dessas, 104 eram bebês com até um ano.

A mortalidade infantil entre os Yanomamis agora ultrapassa os números registrados em Serra Leoa, considerado pela ONU como o país mais letal para crianças na África, com uma estimativa de 78,2 mortes a cada mil habitantes.

O pesquisador Estêvão Benfica Senra, do Instituto Socioambiental, publicou um artigo afirmando que o governo federal falhou em sua promessa de melhorar as condições de saúde na Terra Indígena Yanomami.

O aumento da mortalidade e as condições precárias de saúde entre os Yanomamis têm gerado críticas e preocupações, e a denúncia do deputado Gayer busca responsabilizar o presidente Lula perante o Tribunal Internacional de Haia por sua gestão na questão indígena.



 Com informações do Diário do Poder.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.