Com estrutura moderna, Hospital Regional de Guajará-Mirim será referência em urgência e emergência na região

Com estrutura moderna, Hospital Regional de Guajará-Mirim será referência em urgência e emergência na região

 


            

A obra de construção do Hospital Regional de Guajará-Mirim está prevista para ser concluída, em agosto deste ano. A Unidade ocupa uma área total de 4.674 metros quadrados, com 50 leitos para adultos e 12 pediátricos, além de dois consultórios, três salas para parto normal e duas salas para cirurgias e atendimentos de emergência. A conclusão da obra está sob a responsabilidade do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), especializado em infraestrutura e gestão de projetos, vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), e contratado pelo Governo de Rondônia.

A Unidade hospitalar terá 50 leitos para adultos e 12 pediátricos

Para a conclusão da obra, o Unops trabalha na readequação de 55 ambientes e ampliação de áreas como Enfermagem, lactário, lavanderia, necrotério, arquivo, manutenção, painéis e apoio indígena. Além do acréscimo de 25 novos ambientes, a Unidade hospitalar, também terá uma usina da produção de gases medicinais in loco.

A obra atende aos critérios de acessibilidade, e oito banheiros para pessoas com deficiência (PcD) foram reformados, conforme exigências da legislação. No total, haverá 15 banheiros acessíveis. Outras adequações serão feitas no balcão da recepção, para permitir a aproximação durante o atendimento, no piso e acessos ao hospital, garantindo que não haverá riscos na circulação das pessoas em cadeiras de rodas.

DESCENTRALIZAÇÃO

Concluir a obra, para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, faz parte do compromisso do Governo em descentralizar a assistência em Saúde, levando os atendimentos para mais perto da população, uma vez que, historicamente, os atendimentos de média e alta complexidade sempre se concentraram na Capital. “O Governo de Rondônia avança em uma saúde pública com atendimento humanizado, descentralizado e responsável”, salientou.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, a Unidade irá proporcionar atendimento para casos de média e alta complexidade; nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Pediatria, Obstetrícia e Sala de Estabilização. O hospital irá atender à população de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Ponta do Abunã, e estrangeiros, pois está localizado na fronteira entre Brasil e Bolívia.


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

da redação FM SECOM Governo de Rondônia

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.