Rede de atenção básica do município recebeu o reforço de 45 novos médicos em 2023

Rede de atenção básica do município recebeu o reforço de 45 novos médicos em 2023

 

           Profissionais foram direcionados para atuar nas equipes de saúde nas zonas urbana e rural


Porto Velho, RO - 
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) fechou o ano de 2023 com 45 novos médicos contratados para atuar na rede de Atenção Primária de Saúde (APS), ou seja, para atender a população que procura as unidades básicas e de saúde da família nas zonas urbana e rural.

A necessidade do reforço no atendimento foi apresentada pela Semusa ao Ministério da Saúde (MS), que disponibilizou as vagas solicitadas através do Programa Mais Médicos, preenchidas no decorrer de todo o ano.

Com a chegada dos novos profissionais, a Semusa garantiu a composição de 105 equipes de atendimento, sendo 91 delas atuando na estratégia de saúde da família, que representa o maior número de unidades em Porto Velho, chegando a uma cobertura populacional de 64%.

Para a zona rural e distritos foram direcionados 20 médicos, suprindo as necessidades desde a Ponta do Abunã até o baixo Madeira, incluindo Calama, São Carlos e Nazaré, que receberam novos profissionais no início de dezembro.

Foram direcionados 20 médicos para a zona rural e distritos

“Ficamos muito felizes, pois teremos condição de ampliar o atendimento à população, proporcionando melhorias na qualidade de saúde dos ribeirinhos, fortalecendo também a nossa equipe na atenção primária. É uma conquista e um passo importante para garantir o acesso da população à saúde”, comemorou a gerente da unidade de saúde do distrito de Nazaré, Maria Angela Braga.

Entre os novos médicos que começaram a trabalhar em Porto Velho está Lenara Mello. Natural do Piauí, a profissional, que fez sua graduação pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), abraçou a oportunidade como forma de retribuição pelo conhecimento adquirido durante a formação.

“Durante nosso estágio nas unidades da rede municipal, sempre fomos muito bem recebidos pelos servidores e agora estamos voltando, formados e com muita vontade de atender a população da melhor forma possível”, salienta a médica.

Para a secretária-adjunta municipal de saúde, Marilene Penati, que também é médica, a chegada desses profissionais representa o fortalecimento da atenção básica no município.

“Nós precisamos trabalhar com prevenção de doenças e a atenção básica é imprescindível e fundamental para que a gente evite inúmeros agravos na saúde da população. Não tenho a menor dúvida de que a chegada desses novos médicos vai fortalecer muito e melhorar a qualidade da saúde da população de Porto Velho”, finaliza a secretária.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

da redação FM Alô Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.