Santo Antônio Energia inicia a última etapa da implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE)

Santo Antônio Energia inicia a última etapa da implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE)

 Ação é preventiva e atende à Lei Federal para empresas que possuem barragens no país; A hidrelétrica Santo Antônio é considerada pelo órgão regulador como barragem de nível baixo de risco.





A Santo Antônio Energia, empresa controlada por Eletrobras Furnas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Velho e a Defesa Civil Municipal, realizará de 14 a 17 de dezembro a última etapa da implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE), que define os parâmetros de prevenção e ação relativos à segurança da barragem da hidrelétrica.

Nesta fase, as comunidades que integram a região denominada como Zona de Autos salvamento (ZAS) vão participar de simulados de evacuação. Durante o simulado, haverá sirenes reproduzindo os alarmes sonoros para que a população dos bairros localizados abaixo da barragem e áreas próximas se direcionem pelos caminhos seguros (Rotas de Fuga) até os pontos de encontro.

A Santo Antônio ressalta que a implantação do PAE não está ligada a riscos na barragem da hidrelétrica, mas sim ao cumprimento da Lei Federal 14.066/2020, que estabelece as regras para a prevenção e a segurança da barragem. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) classifica a barragem da Hidrelétrica Santo Antônio como nível baixo de risco.

“Sempre esteve na cultura da Santo Antônio Energia a segurança e a prevenção. Com a chegada da etapa final do PAE, estamos reforçando ainda mais esses processos”, diz o Gerente de Engenharia, Fernando Dornelas de Almada.

Como serão os Simulados

Ao todo, serão realizados diversos simulados entre os dias 14 e 17 de dezembro. Técnicos da Santo Antônio Energia e da Defesa Civil de Porto Velho estão visitando os imóveis das localidades previstas para os Simulados, distribuindo materiais informativos e orientando os moradores sobre datas e locais onde serão realizados os simulados.

A população pode ficar tranquila. Durante os simulados, voluntários vão estar nos locais orientando e indicando o percurso até o Ponto de Encontro mais próximo. A participação não é obrigatória, mas é essencial para construção da cultura de segurança no município. Nos Pontos de Encontro haverá equipes de apoio, ações voluntárias e até espaço destinado aos animais de estimação.

Operacionalização do PAE

Com o apoio da população local, na 1ª etapa de instalação do PAE, no primeiro semestre deste ano, foi possível cadastrar cerca de 90% dos imóveis previstos. Foram 3.500 imóveis, entre residências, comércios, prédios públicos, escolas e patrimônios históricos localizados ao longo de 10 quilômetros abaixo da barragem da Hidrelétrica Santo Antônio, em regiões de Porto Velho próximas às margens do rio Madeira.

A partir do cadastramento, foi realizado um estudo acústico e um plano técnico para determinar a instalação das torres de sirenes e definição das rotas de fuga.  Na 2ª Etapa do PAE, entre setembro e novembro deste ano, 19 torres de sirenes de alerta e mais de 270 placas sinalizadoras foram instaladas na ZAS. As placas possuem indicações de rotas de fuga e pontos de encontro seguros E algumas tem um QR Code com informações e orientações de como proceder em caso de uma possível emergência.

Por Maria Eluziane Pereira / Santo Antônio Energia 

da redação FM News Rondônia


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.