Rondônia continua representada na COP 28 com a apresentação de projetos do Governo do Estado

Rondônia continua representada na COP 28 com a apresentação de projetos do Governo do Estado

 

        O ABC+ é uma agenda estratégica que dá continuidade à política setorial para enfrentamento à mudança do clima no setor agropecuário


A emergência climática tem dominado as discussões durante a 28ª edição da Conferência das Nações sobre Mudanças Climáticas (COP 28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O Governo de Rondônia esteve em destaque na chamada Zona Verde, onde está instalado o Hub Amazônia do Consórcio Amazônia Legal (CAL). Na ocasião foram apresentadas medidas e estratégias adotadas pelo estado de Rondônia, para a preservação da Amazônia.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha lançou no domingo (3), no espaço Hub Amazônia o Plano de Ação Estadual (PAE), que se refere à etapa estadual do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima, Baixa Emissão de Carbono e Desenvolvimento Sustentável na Agropecuária do Estado de Rondônia – Plano ABC+.

Com o lançamento, durante a COP 28, Rondônia se junta a outros estados brasileiros

“Esse plano que vem sendo construído em conjunto a todos os estados brasileiros visa consolidar a agricultura nacional baseada em sistemas sustentáveis, resilientes e produtivos, como soluções de adaptação e mitigação baseadas na ciência, garantindo o fornecimento de alimentos, grãos, fibras e bioenergia, em quantidade e qualidade, com a conservação dos recursos naturais, mesmo diante da crescente incerteza climática”, salientou o governador.

PLANO ABC+

O ABC+ é uma agenda estratégica nacional do Governo Federal que dá continuidade à política setorial para enfrentamento à mudança do clima no setor agropecuário. O Ministério da Agricultura tem desenvolvido parcerias, via cooperação técnica com instituições ou agentes financeiros nacionais e internacionais, para a complementação técnico-científica da implementação de tecnologias do ABC+. Com o lançamento, durante a COP 28, Rondônia se junta aos estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Alagoas, Ceará, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que já possuem planos de ação publicados.

AÇÕES EM RONDÔNIA

Atualmente, existem 9 projetos de cooperação executados ou em andamento, sendo dois deles contemplando o Estado de Rondônia. O Projeto Rural Sustentável, que está na fase 1, tem o intuito de mitigar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e ampliar a renda de pequenos e médios produtores através da promoção de tecnologias agropecuárias de baixa emissão de carbono nos biomas Mata Atlântica e Amazônia. Já o Projeto Rural Sustentável – Amazônia, promove soluções positivas para a natureza a partir do desenvolvimento de cadeias de valor sustentáveis. As ações estão em andamento desde 2022 e encerram em 2025.

CONSÓRCIO AMAZÔNIA LEGAL

Outro painel que contou com a participação do governador Marcos Rocha, também no domingo, foi o “Caminhos para a COP 30: desenvolvimento socioeconômico sustentável para a Amazônia integrada e competitiva”.  A Amazônia brasileira é considerada um dos mais importantes biomas do planeta, contendo uma rica diversidade biológica e desempenhando um papel fundamental na regulação do clima global. Frente à crescente preocupação com o desmatamento e as emissões de Gases de Efeito Estufa na região, o Consórcio Amazônia Legal foi formado por nove estados brasileiros para buscar soluções conjuntas, visando a preservação e o desenvolvimento sustentável da floresta.


Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Daniela Luquini e Centro de Mídia COP 28 - UAE
Secom - Governo de Rondônia


da redação FM SECOM Governo de Rondônia

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.