Plano ABC+ Rondônia promovendo a Sustentabilidade na Agropecuária até 2030

Plano ABC+ Rondônia promovendo a Sustentabilidade na Agropecuária até 2030

 

         O Plano ABC+RO apresentado na COP 28 é uma iniciativa do Governo de Rondônia em direção a um futuro mais sustentável

Porto Velho, RO - O Plano ABC+ Rondônia, apresentado pelo Governo de Rondônia durante a COP 28, é um plano setorial que busca promover a adaptação à mudança do clima, a baixa emissão de carbono e o desenvolvimento sustentável na agropecuária até 2030.

O Plano ABC+ Rondônia foi elaborado pelos técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), em parceria com diferentes instituições, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Rondônia (Embrapa/RO), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon).

Para o governador Marcos Rocha, o Plano ABC+ RO, apresentado na COP 28, o prazo é de sete anos, e um dos principais objetivos do programa é a redução das emissões de gases de efeito estufa oriundas das atividades agropecuárias, bem como o combate ao desmatamento e aumento da produção agropecuária em bases sustentáveis. 

“O programa visa incentivar a adoção de técnicas de manejo do solo, como o plantio direto. O Governo tem investido em ações para aumentar a produtividade e, consequentemente, no compromisso à saúde do ecossistema”, salientou.


Florestas Plantadas é um dos programas do Plano ABC+

Para alcançar essas metas, o Plano ABC+ RO vai ofertar linhas de crédito para o financiamento de projetos. Atrelado ao Plano Safra, o programa terá um investimento estimado de R$ 6,19 bilhões.

MODELOS

Os técnicos responsáveis pelo projeto destacam que o trabalho inicial envolverá a redução do desmatamento, a adoção de práticas sustentáveis na agricultura e o aumento da eficiência energética. Além disso, será necessário construir um modelo contemporâneo e sustentável para a agricultura de Rondônia, com o uso de tecnologias digitais.

O produtor deve adotar práticas e tecnologias que aumentem sua produtividade, permitindo que ele produza mais em menos tempo, otimizando seus recursos e reduzindo custos. Além disso, o deve buscar gerar renda de forma sustentável, utilizando técnicas e tecnologias que minimizem os impactos ambientais. 

Neste sentido, a preocupação com a baixa emissão de gases e a mitigação do efeito estufa se torna essencial. Ao investir em tecnologias que promovam a produtividade e a geração de renda de forma sustentável, o produtor não só contribui para a preservação do meio ambiente, como também fortalece sua própria atividade econômica a longo prazo. É um compromisso necessário para garantir a sustentabilidade da agricultura e do setor agropecuário.

De acordo com secretário da Seagri, Luiz Paulo, o objetivo geral do Plano ABC+ RO é cumprir o compromisso assumido pelo Brasil com a comunidade internacional de mitigar a emissão de gases de efeito estufa pela agricultura. 

“Trata-se de um plano setorial do Governo Federal que busca organizar e planejar a adoção de práticas sustentáveis pela agropecuária brasileira, com uma abordagem voltada à agricultura regenerativa e agroecológica”, ressaltou.

PROGRAMAS ABC+ RO
  • O Plano ABC+ RO foi estruturado em oito programas que abrangem desde a recuperação de pastagens degradadas até a terminação intensiva:Recuperação de Pastagens Degradadas;
  • Sistema de Plantio Direto;
  • Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – + Sistemas Agroflorestais;
  • Florestas Plantadas;
  • Bioinsumos;
  • Sistemas Irrigados;
  • Manejo de Resíduos da Produção Animal; e
  • Terminação Intensiva.
Por outro lado, o programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura subordina-se às seguintes condições específicas, tendo por objetivos:
  • Reduzir as emissões de gases de efeito estufa oriundas das atividades agropecuárias;
  • Reduzir o desmatamento;
  • Aumentar a produção agropecuária em bases sustentáveis;
  • Adequar as propriedades rurais à legislação ambiental;
  • Ampliar a área de florestas cultivadas; e
  • Estimular a recuperação de áreas degradadas.

Fonte: Governo de Rondônia

da redação FM  Alô Rondônia

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.