Estudo do Butantan sobre vacina tetravalente contra a gripe é realizado em Porto Velho

Estudo do Butantan sobre vacina tetravalente contra a gripe é realizado em Porto Velho

 Pesquisa, coordenada pelo Cepem, tem como foco crianças de 6 a 35 meses; Imunizante em teste inclui quatro cepas do vírus Influenza




            
O Instituto Butantan realiza um estudo clínico para avaliar a imunogenicidade (eficácia) e a segurança de uma nova vacina tetravalente contra o vírus da influenza (gripe). A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é parceira da pesquisa, coordenada em Porto Velho pelo Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem).

O imunizante em teste inclui quatro cepas do vírus Influenza, sendo duas da linhagem A (H3N2 e H1N1) e outras duas da B (B Victoria e B Yamagata). O objetivo é ampliar os componentes das vacinas da gripe e sua proteção, especialmente nas populações que correm risco de agravamento no quadro da doença. Hoje, a vacina contra a gripe disponibilizada pelo SUS é a trivalente.

Em Porto Velho, podem participar da pesquisa as crianças saudáveis de 6 a 35 meses, de ambos os sexos, desde que não tenham sido imunizadas contra a influenza nos últimos 6 meses e nem recebido qualquer tipo de imunizante nos últimos 28 dias.

De acordo com a médica infectologista Mariana Pinheiro, investigadora do Cepem, a segurança da vacina já foi exaustivamente testada e comprovada, desde 2021, quando a pesquisa foi iniciada. Agora, o estudo busca mapear o real efeito da vacina no organismo e a eficácia do produto.

“O ensaio clínico busca avaliar a superioridade de imunização da tetravalente comparativamente com a trivalente, ou seja, comprovar que o novo imunizante apresenta uma melhor resposta de proteção para o indivíduo”.

A médica do Cepem ainda aponta que todos os estudos são realizados no mais alto padrão de segurança para o participante. Além disso, todas as crianças inseridas na pesquisa recebem o acompanhamento médico por período de seis meses para suporte em qualquer situação de saúde, seja ela relacionada aos sintomas gripais ou não

A participação da Semusa no estado é instruir os profissionais de saúde, em especial os vacinadores, sobre como monitorar e atuar com as crianças que já participam da pesquisa. Além disso, disponibilizar as unidades de saúde para a atuação dos técnicos do Cepem na captação de novos voluntários.

Os pais ou responsáveis interessados em contribuir com o estudo podem procurar o Cepem, localizado ao lado do Hospital Cemetron, na avenida Guaporé, 215, bairro Lagoa. Ou ainda pelo telefone (69) 99202-2873.

“Esta pesquisa é essencial para avançarmos na proteção contra a influenza em nossas crianças. Com os resultados que serão obtidos a partir deste estudo clínico, poderemos incluir o novo imunizante no portfólio de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde”, orienta a médica Mariana Pinheiro.

Por  Luciane Gonçalves

da redação FM Rondôniadinamica


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.