STF Admite Responsabilizar Jornal por Acusação Falsa de Entrevistado e Abre Brecha para Retirada de Conteúdos nas Redes Sociais

STF Admite Responsabilizar Jornal por Acusação Falsa de Entrevistado e Abre Brecha para Retirada de Conteúdos nas Redes Sociais

 


Porto Velho, RO - Nesta quarta-feira (29), o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou uma tese jurídica que permite a responsabilização de jornais pela publicação de entrevistas nas quais sejam imputados falsamente crimes contra terceiros. Essa decisão, ao mesmo tempo, mantém o princípio constitucional da liberdade de imprensa, impedindo a censura prévia, mas abre a possibilidade de responsabilização judicial caso uma entrevista contenha acusações falsas.

De acordo com o entendimento do STF, a empresa jornalística só poderá ser responsabilizada civilmente se, na época da divulgação, houver prejuízos concretos de falsidade da imputação, e o veículo de imprensa não observar o dever de cuidado na verificação da veracidade dos fatos, ignorando a existência desses designados.

A tese, elaborada pelo ministro Alexandre de Moraes, também traz um ponto que abre brecha para a retirada de conteúdos nas redes sociais considerados inverídicos. O texto estabelece que, após a publicação, fica admitida a possibilidade de remoção de conteúdos que contenham informações comprovadamente "lesivas, difamantes, caluniosas e mentirosas".

A decisão do STF surgiu a partir de uma ação na qual o ex-deputado federal Ricardo Zarattini Filho processou o jornal Diário de Pernambuco por danos morais, em razão de uma reportagem de 1995. A matéria envolvia acusações falsas feitas por um entrevistado, resultando em danos à comissão do político. O tribunal manteve a publicação do jornal ao entender que a publicação atuosa com negligência ao não ouvir Zarattini.

Essa decisão representa um equilíbrio entre a liberdade de imprensa e a responsabilização por danos causados ​​por informações falsas, abrindo um precedente importante para casos semelhantes no futuro.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.