Licenciamento ambiental pode ser solicitado on-line pelo site da Prefeitura de Porto Velho

Licenciamento ambiental pode ser solicitado on-line pelo site da Prefeitura de Porto Velho

 

    Ana Flávia Venâncio

Mais de 3 mil atividades estão catalogadas e precisam do licenciamento ambiental para o funcionamento.


Empresas ou atividades que utilizem recursos naturais ou que possam oferecer riscos ao meio ambiente, devem solicitar o licenciamento ambiental junto à Prefeitura de Porto Velho. A licença é concedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), e pode ser feita de forma on-line, através do portal da secretaria.

O licenciamento ambiental é um processo administrativo realizado pelos órgãos competentes para que possa ser autorizada a construção, instalação, funcionamento ou ampliação de empresas que utilizem recursos naturais ou que ofereçam riscos à natureza.

De acordo com o assessor técnico da Sema, Israel Brasil, os critérios e os procedimentos necessários para a emissão do licenciamento ambiental do município seguem a Resolução nº 9 de 2023, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), que pode ser acessado neste link.

“O nosso sistema da Sema, inclusive de licenciamento, é todo on-line desde 2018. Recentemente nós acabamos o protocolo físico, nós não temos mais atendimento físico, só através do WhatsApp, via e-mail ou mesmo petições dentro do próprio processo on-line. O contribuinte pode acessar o site da Sema, fazer o cadastro da empresa dele, informando dados pessoais, dados da empresa, vai cadastrar o CNPJ, as atividades que ele executa no local ou não, a anuência emitida pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), e dentre outras documentações técnicas referentes ao meio ambiente”, explicou.

Em Porto Velho, a Sema licencia apenas atividades de impacto local, que são realizadas na capital e nos distritos. Mais de 3 mil atividades estão catalogadas e precisam do licenciamento ambiental para o funcionamento, por isso a importância das empresas buscarem a regularização.

“Hoje o licenciamento está sendo emitido em até 60 dias, já a dispensa de licença está saindo em três dias úteis. Todos os empreendimentos pagam a licença ambiental, alguns pagam apenas a taxa de dispensa, que é a taxa de cadastro. Já os outros empreendimentos que têm licenciamento regular pagam a taxa de cadastro, e mais as taxas de acordo com o enquadramento do empreendimento”.

TAXAS

Os valores das taxas de licenciamento variam de acordo com o tamanho do empreendimento, que pode ser de pequeno, médio, grande porte, ou excepcional porte, e custam entre R$ 292,64 a R$ 3.785,44. O período de renovação do licenciamento também varia de acordo com o porte do empreendimento.

Em 2022, a Sema emitiu 1.684 licenças. Neste ano, até o momento, 2.089 documentos foram emitidos. As solicitações de licença ambiental podem ser feitas através deste link.


Por  Taís Botelho / SMC/PMPV 

da redação FM News Rondônia


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.