Senador do “dinheiro na cueca” vira alvo do Conselho de Ética

Senador do “dinheiro na cueca” vira alvo do Conselho de Ética

 





Quase três anos após ter sido flagrado com cerca de R$ 33 mil escondidos na cueca, o senador Chico Rodrigues (PSB-RR) virou alvo, nesta quarta-feira (14), de um procedimento disciplinar sobre o caso no Conselho de Ética do Senado. O requerimento de abertura do processo foi feito pelos partidos Rede Sustentabilidade e Cidadania, que pedem a cassação do político.
A decisão de abrir o processo contra Rodrigues não envolveu análise do conteúdo das acusações, mas apenas a avaliação da existência dos requisitos regimentais do pedido. A relatoria do caso ficou com o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Desde que foi flagrado com dinheiro na cueca, Chico Rodrigues nega irregularidades e diz ter agido movido “pelo pânico e pelo medo”.

A partir de agora, o Conselho de Ética vai avaliar o caso e poderá propor advertência, censura, perda temporária do mandato ou ainda a cassação do senador. Caso a decisão seja por alguma das duas últimas punições, a medida terá que ser confirmada pelo Plenário da Casa.

Além da abertura do processo contra Rodrigues, o Conselho de Ética do Senado também abriu procedimentos contra os senadores Styvenson Valentim (Podemos-RN), Jorge Kajuru (PSB-GO), Cid Gomes (PDT-CE) e Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AP).

Na mesma sessão, foram arquivadas denúncias contra os senadores Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Jayme Campos (União Brasil-MT), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Humberto Costa (PT-PE), Damares Alves (Republicanos-DF), e contra o ex-senador Paulo Rocha (PT-PA).

SOBRE O CASO
O dinheiro escondido na roupa íntima do senador foi encontrado pela Polícia Federal no dia 14 de outubro de 2020, quando o parlamentar foi alvo de uma operação deflagrada para combater um suposto esquema criminoso de desvio de recursos públicos para o combate ao coronavírus em Roraima.

Na ocasião, o congressista pediu para ir ao banheiro e, após ele voltar, um delegado percebeu um “volume estranho na parte traseira da roupa” do político. Ao realizarem a averiguação, os agentes apreenderam R$ 33.150 com Chico Rodrigues.

da redação FM Pleno News


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.