Defesa de Bolsonaro vai insistir em retirada do sigilo de ação no TSE

Defesa de Bolsonaro vai insistir em retirada do sigilo de ação no TSE

 


A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro vai reiterar o pedido de levantamento do sigilo da ação sobre a reunião com embaixadores, em trâmite no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode levar à inelegibilidade do ex-mandatário. O julgamento foi marcado para a quinta-feira 22.

Segundo o Estadão, o advogado de Bolsonaro, Tarcísio Vieira, deve se reunir com o relator da ação no TSE, Benedito Gonçalves, nesta terça-feira, 20, para fazer o pedido de retirada integral do sigilo.

A defesa do ex-presidente já tinha pedido o fim do sigilo em abril, mas o relator negou dar publicidade à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), ajuizada pelo PDT. Se o sigilo for levantado, o depoimento do ex-ministro Anderson Torres, por exemplo, se tornará público. Torres depôs como testemunha.

Caso Gonçalves não levante o sigilo, a transmissão do julgamento de Bolsonaro no TSE, pela TV Justiça, terá de ser interrompida quando forem abordados temas sigilosos do processo.

O TSE reservou, além do dia 22, os dias 27 e 29 para o julgamento da AIJE contra o ex-presidente. Dos sete ministros que vão julgar Bolsonaro, o presidente Lula indicou cinco.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu, em abril deste ano, a inelegibilidade de Bolsonaro. O órgão afirmou que o discurso crítico ao processo eleitoral durante a reunião com os embaixadores supostamente afetaria a confiança de parte da população brasileira nas urnas eletrônicas.

O general Walter Braga Netto, candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, também é alvo da ação. Mas o MPE defendeu a absolvição do militar da reserva, por entender que ele não tem participação nas críticas de Bolsonaro.


da redação FM  Revista Oeste

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.