;
Presidente do Uruguai enquadra Lula: ‘Todo mundo sabe o que acontece na Venezuela’

Presidente do Uruguai enquadra Lula: ‘Todo mundo sabe o que acontece na Venezuela’

       Luis Lacalle Pou acredita que há uma ditadura no país vizinho


    Não é a primeira vez que Lacalle Pou faz críticas às ditaduras da América Latina | Foto: Reprodução/Redes Sociais


O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, criticou as recentes declarações do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em relação à Venezuela. Na segunda-feira 29, o petista afirmou que existem muitas “narrativas” sobre as violações de direitos humanos pelo ditador Nicolás Maduro.

“Fiquei surpreso quando se disse que o que se passou na Venezuela é uma narrativa”, disse Lacalle Pou, nesta terça-feira, 30. “Vocês sabem o que pensamos a respeito da Venezuela, do governo da Venezuela.”



O presidente uruguaio não citou diretamente o presidente Lula, mas fez referência direta ao discurso do petista. Ontem, Lula declarou o seguinte: “Maduro sabe a narrativa que construíram contra a Venezuela durante tanto tempo. Celso Amorim [assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República] andava pelo mundo explicando que não era do jeito que as pessoas diziam que era”.

Lula diz que Venezuela é vítima de “narrativa de antidemocracia e autoritarismo”. Presidente brasileiro afirmou que cabe a Maduro mostrar sua narrativa para fazer as pessoas mudarem de opinião.


Outras críticas do presidente do Uruguai

Não é a primeira vez que Lacalle Pou faz críticas às ditaduras da América Latina. Na contramão de Lula, que sugere o distanciamento do Brasil da Europa, o presidente do Uruguai disse que o Mercado Comum do Sul (Mercosul) deve ser “moderno, flexível e aberto ao mundo”.

“Sabemos que o Brasil tem um peso econômico e demográfico importante, não tenho problema nenhum em admitir isso”, observou Lacalle Pou. “O Uruguai vai avançar nas negociações com a China, como tem feito até agora. O Brasil pode, paralelamente, fazer seu caminho. Depois disso, vamos compartilhar tudo aquilo que foi negociado. Para resumir: o Mercosul que queremos precisa ser um Mercosul moderno, flexível e aberto ao mundo.”

da  revista oeste

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem