Governo quer vidros blindados no Planalto

Governo quer vidros blindados no Planalto

 


O governo federal quer instalar vidros blindados no Palácio do Planalto para “aumentar” a segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos servidores que atuam no prédio. A informação é do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marcos Antônio Amaro.

“Pretendo acelerar o projeto de blindagem do piso térreo do Planalto”, disse o general ao site Metrópoles. As paredes do prédio são de vidro e, conforme o ministro, foram quebradas na invasão do 8 de janeiro. “Este é um palácio tombado, mas algumas medidas podem ser adotadas para melhorar a segurança.”

Ainda conforme o GSI, a intenção do governo também é aumentar o número de câmeras de segurança nas instalações do Executivo. “Haverá uma ampliação significativa”, admite o general. A ideia do governo federal é que os equipamentos tenham reconhecimento facial. Eles devem ser instalados no Planalto, no Alvorada (residência oficial do presidente) e no Jaburu (vice-presidente).

O GSI, contudo, ainda não tem uma data para a blindagem dos vidros e instalação das câmeras nem o valor que o governo federal vai gastar para equipar as sedes.

Os primeiros requerimentos da CPMI

Iniciada na quinta-feira 25, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro já recebeu 19 requerimentos. De modo oficial, dez documentos foram protocolados pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Já outros nove pertencem a dois deputados do Psol: Érika Hilton (SP) e Pastor Henrique Vieira (RJ).

Entre os requerimentos propostos por Izalci, estão as convocações do ex-ministro Anderson Torres, ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal; e do delegado-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues.

Além de pedirem a convocação de Torres, os deputados do Psol solicitaram uma reunião dos membros da CPMI com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

da redação FM Revista Oeste

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.