CPI do MST deve ouvir nesta terça-feira ex-integrantes do movimento

CPI do MST deve ouvir nesta terça-feira ex-integrantes do movimento

 Ambos devem dar informações 'detalhadas' sobre as invasões de terras



Nesta terça-feira, o colegiado deve ainda analisar e votar seis requerimentos propostos pelos membros | Foto: Foto: Rute Moraes/Revista Oeste


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) deve ouvir, na terça-feira 30, dois ex-integrantes do movimento. Nelcilene Reis e Ivan Xavier foram convidados para prestar esclarecimentos no colegiado.

Na ocasião, ambos devem dar informações “detalhadas” sobre as invasões de terras do MST, conflitos agrários e ações coletivas do movimento. Todas as explicações têm o intuito de ajudar os parlamentares a entender o panorama e as motivações por trás das ações do grupo.

Amanhã, o colegiado deve ainda analisar e votar seis requerimentos propostos pelos membros. Entre eles, estão convites ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União-Brasil); a Geraldo Melo Filho, ex-presidente do Incra; e o assessoramento da Controladoria-Geral da União aos membros da CPI do MST.

Primeira diligência externa da CPI do MST

Oito membros da CPI cumpriram, nesta segunda-feira, 29, diversas diligências na cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Os deputados federais iniciaram os trabalhos pela manhã na delegacia regional de Presidente Prudente para coletar informações sobre as invasões do MST ocorridas na região do Pontal do Paranapanema — que abrange 32 municípios do Estado.

Na delegacia, foram colhidos depoimentos de quatro pequenos produtores rurais que tiveram suas propriedades violadas. Foi justamente no posto em que as investigações sobre as invasões avançaram. A delegacia ainda apura outras práticas criminosas por parte do movimento, como extorsão, depredação de patrimônio e furto.

A próxima parada aconteceu em uma fazenda localizada na cidade de Rosana, interior de São Paulo. O local foi invadido há dois anos pela Frente Nacional de Luta, um movimento sem terra. A propriedade continua invadida.

Em vídeos obtidos por Oeste, é possível observar o local, que era produtivo, extremamente sujo. A maioria das casas construídas para os moradores da invasão é feita usando tábuas de madeira e lonas.

Na fazenda, o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MG) gravou ainda o que seria um “centro de reuniões”, com várias fotos e frases de grandes líderes da esquerda, como Nelson Mandela, Che Guevara, Vladimir Lenin e Karl Marx.

da  revista oeste

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.