Cenas comuns que se repetem de Norte a Sul do Brasil, durante o mandato do presidente Jair Bolsonaro, e que revela o caos econômico do país e também acende o alerta de corrupção, são de brasileiros recolhendo restos de comida para alimentar suas famílias.
Na Zona Sul de Porto Velho, RO, o morador Magno Barbosa divulgou imagens nas redes sociais de pessoas procurando ossos de um caminhão caçamba. As imagens foram captadas na Rua Geraldo Siqueira, bairro Conceição.
Nas cenas pessoas conversam com um rapaz que seria funcionário de um açougue, como se tivesse pedindo autorização para fazer a coleta dos ossos na traseira do veículo. Em outro momento uma senhora sai com uma sacola já com o que conseguiu recolher.
“Um desrespeito ao ser humano, à dignidade e à vida. Somos o segundo maior produtor de proteína animal do mundo e o maior exportador de proteínas do mundo, algo está muito errado. Não podemos ser os maiores produtores e ver nosso povo na fome, miséria e ossos”, declarou Magno para o jornal eletrônico Rondoniavivo, que divulgou as imagens.
Sem a carne retirada nos açougues os ossos são descartados e servem no preparo de sopa para alimentar famílias sem comida.
Mais de 28 milhões de brasileiros vivem na pobreza extrema. Sem auxílio-emergencial, e apoio dos governos o caos social se agravou.
da redação