Allan dos Santos: Ministério da Justiça envia ao STF resposta sobre extradição

Allan dos Santos: Ministério da Justiça envia ao STF resposta sobre extradição

 Pasta informou ao ministro Alexandre de Moraes que aguarda posicionamento dos Estados Unidos


                              O jornalista Allan dos Santos | Foto: Divulgação/Agência Brasil



O Ministério da Justiça (MJSP) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que aguarda o recebimento de informações dos Estados Unidos sobre o pedido de extradição do jornalista Allan dos Santos. Conforme a pasta, o Itamaraty ainda não enviou uma resposta sobre os dados solicitados aos EUA.

A resposta do MJSP chegou à Corte na segunda-feira 28, depois de determinação do ministro Alexandre de Moraes, que cobrou um posicionamento da pasta sobre o caso. Segundo o MJSP, o pedido de informações sobre o procedimento foi feito em dia 15 de março ao Itamaraty.

No texto, o MJSP sustenta que o processo de extradição segue a lei norte-americana, mais demorada: “Deste modo, a decisão judicial da autoridade norte-americana, ao contrário do que ocorre no Brasil, não se restringe a formalidades de um juízo delibatório, o que implica, normalmente, lapso temporal relativamente maior à média de tempo do processo extradicional no STF.”

Jornalista Allan dos Santos sob cerco

Em junho de 2020, Allan dos Santos deixou o Brasil após ter sido incluído em dois inquéritos do STF: o que apura a divulgação de supostas fake news e ataques a ministros da Corte. Em outubro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva do jornalista. Além disso, mandou o MJSP iniciar a “imediata” extradição de Allan dos Santos.

Leia também: “A censura reinventada”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 105 da Revista Oeste


revista oeste

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.