Pasta informou ao ministro Alexandre de Moraes que aguarda posicionamento dos Estados Unidos
O jornalista Allan dos Santos | Foto: Divulgação/Agência Brasil
O Ministério da Justiça (MJSP) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que aguarda o recebimento de informações dos Estados Unidos sobre o pedido de extradição do jornalista Allan dos Santos. Conforme a pasta, o Itamaraty ainda não enviou uma resposta sobre os dados solicitados aos EUA.
A resposta do MJSP chegou à Corte na segunda-feira 28, depois de determinação do ministro Alexandre de Moraes, que cobrou um posicionamento da pasta sobre o caso. Segundo o MJSP, o pedido de informações sobre o procedimento foi feito em dia 15 de março ao Itamaraty.
No texto, o MJSP sustenta que o processo de extradição segue a lei norte-americana, mais demorada: “Deste modo, a decisão judicial da autoridade norte-americana, ao contrário do que ocorre no Brasil, não se restringe a formalidades de um juízo delibatório, o que implica, normalmente, lapso temporal relativamente maior à média de tempo do processo extradicional no STF.”
Jornalista Allan dos Santos sob cerco
Em junho de 2020, Allan dos Santos deixou o Brasil após ter sido incluído em dois inquéritos do STF: o que apura a divulgação de supostas fake news e ataques a ministros da Corte. Em outubro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva do jornalista. Além disso, mandou o MJSP iniciar a “imediata” extradição de Allan dos Santos.
Leia também: “A censura reinventada”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 105 da Revista Oeste
revista oeste