;
Rosa Weber vota por tornar réus 250 manifestantes do 8 de janeiro

Rosa Weber vota por tornar réus 250 manifestantes do 8 de janeiro

 



A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, votou para tornar réus outros 250 manifestantes presos durante os atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro. A decisão desta quinta-feira, 18, refere-se ao quinto lote de denúncias julgadas pela Corte. Quase 1,4 mil pessoas foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O primeiro voto favorável à condenação veio do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, no plenário virtual da Corte. Em seguida, o ministro Dias Toffoli deu o segundo voto e acompanhou o relator.

Neste quinto bloco de análises, são julgados somente os acusados de instigar os atos, contidos no inquérito 4.921. Esses manifestantes foram presos em 9 de janeiro, em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília.

Mais julgamentos para Rosa Weber

Manifestantes
Manifestantes tomaram a Praça dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na terça-feira 23, a Corte deve iniciar o julgamento de mais 131 denúncias contra os manifestantes. A sessão está prevista para durar até 29 de maio. Nela, os ministros decidem se os investigados viram réus no âmbito do inquérito 4.921. Este será o sexto bloco de apreciação submetido ao colegiado. Com mais essas 131 novas análises, o STF vai totalizar o início do julgamento de cerca de 1,2 mil casos. 

Nessa nova leva, de 131, o julgamento é no inquérito 4.921, que investiga os autores intelectuais e as pessoas que instigaram os atos. A acusação é de incitação ao crime e associação criminosa.

da redação FM - Revista Oeste

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem