ATUALIZADA: Número de mortos no terremoto passa de 20 mil

Banner 970x250

ATUALIZADA: Número de mortos no terremoto passa de 20 mil

                   São mais de 17 mil na Turquia, e mais de 3 mil mortos na Síria


         Terremoto afetou de maneira mais intensa a Turquia e a Síria Foto: EFE/EPA/Deniz Tekin


Nesta quinta-feira (9), o número de mortos confirmados por causa do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria, na última segunda (6), passou da marca de 20 mil pessoas.

As autoridades turcas revelam que mais de 17,1 mil cidadãos morreram e mais de 70 mil ficaram feridos. Na Síria, foram mais de 3,1 mil mortos e mais de 5 mil feridos.

Leia também1 Flávio Bolsonaro opina sobre nome de Michelle para 2026
2 Nicarágua liberta mais de 200 presos políticos para serem enviados aos EUA
3 Ronnie Lessa, acusado de matar Marielle Franco, é expulso da PM
4 H5N1: "Devemos nos preparar para nova pandemia", diz OMS
5 Após insultar Jesus, professor é denunciado por deputada

Assim, o desastre nos dois países conseguiu superar o número de mortos de Fukushima, no Japão, quando um terremoto de magnitude 9,0 deixou 18,4 mil mortos no ano de 2011.

Os números ainda podem ser maiores. De acordo com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, 5,5 mil máquinas escavadeiras e tratores estão sendo utilizados para ajudar na escavação e encontrar sobreviventes.

Além disso, o governo turco conseguiu montar quase 93 mil tendas familiares para abrigar os sobreviventes.

APOIO HUMANITÁRIO
Ajudas internacionais também começaram a chegar, a ONU enviou seis caminhões com “itens de abrigo e kits de itens não alimentícios, incluindo cobertores e kits de higiene”.

O Brasil também se comprometeu a enviar apoio por intermédio de equipes de resgate e salvamento, assim como equipamentos emergenciais.

Ao todo, embarcam na operação de assistência humanitária 42 pessoas, inclusive 34 especialistas bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, mais pessoal médico e de defesa civil.

Também serão enviadas 6 toneladas de equipamentos para ajudar nas buscas e para sustentar as equipes durante os trabalhos e quatro cães farejadores para ajudar na localização das vítimas do abalo sísmico. O Ministério da Saúde doou três “kits calamidade” que contêm, cada um, 250 quilos de medicamentos e itens emergenciais. Os kits têm capacidade para atender até 1.500 pessoas pelo período de um mês.

pleno news

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.